TURISMO DE SANTA TERESA CAMINHA NA DIREÇÃO ERRADA­
TERESENSE, FAÇA A SI PRÓPRIO AS SEGUINTES PERGUNTAS:
1.  ­QUAL O BENEFÍCIO PERMANENTE, O BEM ESTAR OU A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA QUE O TURISMO PRATICADO EM SANTA TERESA TROUXE PARA VOCÊ ???
2.  QUAL A MELHORIA URBANISTA PERMANENTE QUE A SEDE DO MUNICÍPIO DE SANTA TERESA OBTEVE COM O DITO TURISMO PRATICADO PELA SECRETARIA DE TURISMO (e Cultura...!!!) DE SANTA TERESA ???

Sim, porque a finalidade do Turismo, assim como a finalidade de qualquer outra função governamental, é a de trazer Benefícios, Bem Estar e Melhoria da Qualidade de Vida para TODOS os cidadãos e cidadãs do seu município.
É ISTO O QUE ACONTECE EM SANTA TERESA  ?
CERTAMENTE,  NÃO.
Se o dito Turismo praticado em Santa Teresa traz algum benefício deve ser para os proprietários de bares, restaurantes e hotéis. Ou seja, UMA MINORIA da população de Santa Teresa. No entanto, os benefícios deveriam ser para TODOS OU PARA A MAIORIA DOS TERESENSES e deveriam ser priorizados em função das necessidades.
Afinal, somente neste ano de 2014, a Secretaria de Turismo (e Cultura...!!!) vai gastar R$ 1.400.000,00 com o que eles chamam de Turismo.
Esse dinheiro VEM DO SEU BOLSO, prezado cidadão e cidadã teresense.
Se esse dinheiro é do POVO, então ele deveria retornar em DOBRO, TRIPLO sob a forma de benefícios para a população do município de Santa Teresa.
Se a Secretaria de Turismo (e Cultura...!!!) de Santa Teresa fosse uma empresa privada, este UM MILHÃO E QUATROCENTOS MIL REAIS teriam que trazer lucro superior a este valor OU ENTÃO TODOS ESTARIAM DEMITIDOS.
No entanto, parece que o prefeito está SATISFEITISSÍSSIMO, afinal saem publicações sobre Santa Teresa nos principais jornais do Espírito Santo e quando tem um Festival ou outro evento o PREFEITO VAI RECEBER OS APLAUSOS. Isto é excelente para ele sob o aspecto político.
MAS, O QUE O POVO GANHA COM ISSO ???
O TURISMO, como qualquer outra atividade governamental, TEM QUE EXISTIR PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DOS MUNÍCIPES e não somente para agradar as pessoas que vêm nos visitar, nem somente para propiciar lucros para alguns comerciantes, nem somente para dar lucro para as empresas de organização de eventos DE FORA DE SANTA TERESA.
O TURISMO tem por objetivo principal MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DA MAIORIA DA POPULAÇÃO.
Não vai aqui qualquer dúvida quanto à honorabilidade do pessoal da Secretaria de Turismo, isto está fora de cogitação. Partimos do princípio que são todos honestos no trato do dinheiro público. Também reconhecemos que a equipe de Turismo é formada por jovens de valor.
A questão é quanto às orientações que deveriam emanar do Prefeito de Santa Teresa  no que diz respeito aos BENEFÍCIOS que este dinheiro deveria trazer para os teresenses.
Estas ORIENTAÇÕES a serem seguidas pela Secretaria de Turismo deveriam estar explícitas nas Políticas Públicas.
Políticas Públicas são as DIRETRIZES, AS ORIENTAÇÕES, O CAMINHO que uma determinada função governamental deve seguir. Estas POLÍTICAS PÚBLICAS devem ser, especialmente, de iniciativa do Prefeito e encontradas na LEGISLAÇÃO DO MUNICÍPIO.
No entanto, são raras as menções que podemos considerar como Políticas Públicas de Turismo na nossa Legislação Municipal. Desde a LEI ORGÂNICA (a Constituição do Município) até a uma simples PORTARIA do prefeito, NÃO EXISTEM ORIENTAÇÕES, POLÍTICAS PÚBLICAS que norteiem o caminho a ser seguido pela Secretaria de Turismo (e Cultura...!!!) no que diz respeito à NATUREZA, AOS OBJETIVOS e à RAZÃO DE SER DO TURISMO a ser praticado no município de Santa Teresa.
O Secretário de Turismo faz o que quer contanto que agrade o prefeito.
O Prefeito não entende que o TURISMO tem que ser, primeiro, SOCIALMENTE JUSTO e depois, então,  ECONOMICAMENTE VIÁVEL e que tudo isso tem que estar comprovado através de indicadores previamente estabelecidos.
Nossa modesta opinião é a de que, para o Turismo de Santa Teresa continuar do jeito que está, seria melhor pegar este dinheiro (UM MILHÃO E QUATROCENTOS MIL REAIS POR ANO) e, por exemplo, construir ruas e calçadas decentes, paisagismo, sinalização, ou seja, MELHORAR A MOBILIDADE URBANA DA SEDE DO MUNICÍPIO. Afinal, este dito Turismo, é feito na Sede do município de Santa Teresa.
Isto sim, seria um GRANDE BENEFÍCIO QUE IRIA MELHORAR, PERMANENTEMENTE, A QUALIDADE DE VIDA dos teresenses.
Os proprietários de bares, restaurantes e hotéis, que melhorem a qualidade dos seus serviços para atrair consumidores e hóspedes. O que vemos, atualmente, é estes segmentos comerciais serem, praticamente, “subsidiados” com dinheiro público sem que haja retorno deste investimento para a MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DOS TERESENSES.
 Quanto à Secretaria de Turismo (e Cultura...!!!), desse jeito, é melhor apagar a luz e fechar a porta.
_________________________________________________________
Paulo Cesar – Coordenador do Blog Nathures Santa Teresa